DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ESTUDANDO PROBLEMAS DO CORAÇÃO




Ao longo de mais de 50 anos tenho estudado muito: marketing, administração, comunicação, direito e agora problemas do coração. Mais por uma necessidade pessoal. Compartilho o estudo com meus amigos:


Bloqueio divisional ântero-superior esquerdo



O nó sinusal ou sinoatrial é o masrcapasso natural do coração. Neste ponto inicia-se um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo ( câmaras cardíacas superiores ), fazendo que estes se contraiam. O sangue, imediatamente será deslocado para os ventrículos ( câmaras cardíacas maiores e inferiores ) .Quando o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular ( estação intermediária do sistema elétrico ), este impulso sofre um ligeiro retardo. Em seguida, o impulso dissemina-se ao longo do feixe de His , o qual divide-se em ramo direito ( direcionado para o ventrículo direito) , e em ramo esquerdo ( direcionado para o ventrículo esquerdo) . Este último é dividido em dois fascículos: o ântero-superior esquerdo e o póstero-inferior direito. Em seguida, o impulso atinge os ventrículos, fazendo com que estes se contraiam ( sístole ventricular ) , permitindo a saída de sangue para fora do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro , músculos e outros orgãos do corpo humano . O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação do pulmão , para que este sangue seja enriquecido com oxigênio . O bloqueio divisional ântero-superior esquerdo é a interrupção do impulso elétrico neste ponto do sistema de condução elétrica do coração, podendo ou não , traduzir uma anormalidade estrutural do coração. Isoladamente , o bloqueio divisional ântero-superior esquerdo não causa prejuízo ao funcionamento do coração.

Fonte: http://www.institutodocoracao.com.br/dicionario/Bloqueiodivisionalantero-superioresquerdo.asp


Sobrecarga Ventricular Esquerda é um aumento na pré-carga do ventrículo esquerdo. Em termos leigos é um aumento da força que o ventrículo esquerdo necessita para bombear o sangue para a Aorta.
Está sobre carga pode ser de volume ou de pressão.
Em patologias onde há uma espécie de barreira para o fluxo de sangue, com a estenose aórtica, há sobrecarga de pressão no VE, causando assim uma hipertrofia concêntrica da câmara, ou seja, há aumento na espessura das paredes do ventrículo. Isso ocorre porque há deposição paralela de miosina no miócito.
Já em patologias onde há uma aumento do volume de sangue dentro do ventrículo esquerdo, como na Insuficiência aórtica, há uma sobrecarga de volume, com conseguente hipertrofica da câmara, porém essa hipertrofia é chamada de excêntrica, pois há aumento tanto no comprimento das fibras musculares como na espessura das paredes (porém espessuras menores que no caso anterior).
Se a causa da sobrecarga não for alterada o prognóstico é ruim. É sabido que em pacientes com Estenose Aórtica e portadores de sintomas como síncope e dispnéia a sobrevida está em torno de 3 anos. Estando cerca de 40% desses pacientes mortos em 1 ano.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070420120140AAZZG2e

Nenhum comentário: