DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Plano de Mobilidade começa a ser debatido com a população nesta terça, na Câmara

Inicia nesta terça-feira 09, a série de Audiências Públicas que a Prefeitura de Porto Velho realizará para discutir com a população o Plano de Mobilidade Urbana da capital. A primeira audiência será às 15, na Câmara Municipal. Além dessa, outras seis audiências serão promovidas. Dia 13, na Associação dos Moradores do Bairro Tancredo Neves; dia 16, na Associação Zequinha Araújo (Nova Porto Velho); dia 20, na escola Juscelino Kubitschek (Agenor de Carvalho); dia 23, no Ministério Público Estadual (bairro Pedrinhas); dia 27, na Quadra Poliesportiva da Associação dos Moradores do Bairro Nacional; e dia 04 de maio, na rua Osvaldo Aranha, no bairro Conceição, sempre no horário de 15h. O secretário Carlos Gutemberg, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) falou da importância do debate em torno do projeto. “Essas audiências públicas são necessárias para que a prefeitura possa apresentar à população esse projeto que é muito importante para a cidade. E vamos começar pela Câmara Municipal”, disse o secretário. Já aprovado no Ministério das Cidades, o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho está orçado em R$ 90 milhões. O projeto prevê a implantação e reforma de abrigos para os usuários de transporte coletivo, instalação de sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de pista) de ponto de parada de ônibus, construção e reforma de Estações de Integração e Terminais de Ônibus Urbano. Será também instalado o Sistema de Prioridade Seletiva e de padronização de calçadas, adequação de rampas de acesso à hidrovia para os distritos do Baixo Madeira e colônia dos pescadores, implantação de uma nova rampa de acesso no Terminal Intermodal Hidroviário de Porto Velho e readequação do espaço, além da implantação da Rede Cicloviária no município. O Plano de Mobilidade fará ainda a interligação entre os bairros, contribuindo para que Porto Velho passe a ter um sistema de transporte urbano mais rápido. Atualmente, oaumento do número de veículos nas ruas prejudica o sistema de transporte coletivo porque as viagens dos ônibus passam a ser em baixa velocidade, por causa da competição por espaço com os outros veículos. Existem hoje em Porto Velho 52 linhas para uma frota de 178 veículos que transportam 78,60 mil passageiros/dia numa extensão de 1.502 Km. Diariamente os coletivos percorrem 41.495 km. As linhas transportam, em média, 51 passageiros por viagem, num total de 1.534 viagens diárias a velocidade média operacional de 21 km/hora. Rede de Transporte O Plano também cria um Projeto de Rede de Transporte que está divido em três níveis hierárquicos (principal, secundário e alimentar) que visam ordenar o fluxo, aumentar o controle e melhorar a comunicação visual nas vias. O plano apresenta ainda quatro níveis de linhas, as expressas, semi-expressas, paradoras e linhas locais. Os estudos sobre planos de mobilidade urbana feitos pela prefeitura, indicaram como solução a elaboração de uma Rede de Transportes Prioritária, que consiste na hierarquização das linhas, definição dos elementos componentes da rede e a troncalização por feixe de linhas, principalmente em relação aos corredores de transportes. O sistema contará também com o serviço tronco-alimentador formado por três corredores — Principal em via segregada (BRT e linhas expressas), Secundário em faixa exclusiva (linhas semi e expressas) e Alimentador em fluxo misto (linhas locais e paradoras). Haverá ainda locais para transferências de passageiros (nos Terminais e em qualquer ponto com bilhetagem eletrônica) e também atendimento aos serviços locais (linhas locais e paradoras). Para Carlos Gutemberg, o aumento da frota de veículos na capital de Rondônia aponta para a necessidade de implantação do Plano de Mobilidade. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de 2005 a 2012 a frota cresceu 160%. Em 2005, eram 76,84 mil veículos. Em 2012, esse número pulou para 200 mil veículos, o que projeta um crescimento de 17% ao ano. Texto: Joel Elias

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