DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

sábado, 26 de maio de 2012

Dalton explica aceitação ao chamamento do PDT para disputar a Prefeitura de Porto Velho

O jornalista Dalton Di Franco, anunciado na última sexta-feira como o pré-candidato a Prefeito pelo PDT, explicou ontem que depois de ter sido vereador e deputado estadual não tinha mais pretensão de disputar nenhum pleito eleitoral, mas não conseguiu resistir ao chamamento da comunidade e de companheiros do partido para encabeçar a candidatura própria. Ele explicou que desistiu até de se aposentar neste ano, para buscar a homologação do PDT para concorrer à Prefeitura de Porto Velho. “Eu trabalho desde os 10 anos de idade e agora achava que poderia me aposentar. Havia até traçado os planos com minha família. Pretendia montar meu escritório de advocacia em casa para trabalhar em algumas causas”, informou um dos mais importantes, versáteis e atuantes comunicadores de Rondônia. A trajetória profissional de Dalton Di Franco começou de baixo. Ele não descendeu de nenhuma família nobre. Seu pai era o soldado da borracha Enéas Rômulo de Melo e da dona de casa Nazaré Araújo. Nasceu no Seringal Recreio, Ariquemes (antiga Vila de Papagaio), mas sua vida de sucesso se consolidou em Porto Velho. “Eu fui vendedor de picolé, engraxate, lavador de carro e vendedor de jornal, na minha infância. Fui ofice-boy, auxiliar de escritório e caixa, na adolescência”, recorda. Dalton ingressou no rádio em 1978, passando pelas emissoras Eldorado e Caiari, tendo ainda longas incursões pelo jornalismo impresso (Alto Madeira, A tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Estadão do Norte e Diário da Amazônia). Ele ainda trabalhou nas principais TVs da Capital, estando agora há oito anos na Rede TV, “onde fui diretor de jornalismo, além de produzir e apresentar programas como Sábado Total, Plantão de Polícia, A Hora do Rush, além de comandar transmissões como Duelo da Fronteira”, acrescentou. Dalton Di Franco, que foi líder estudantil nas escolas João XXIII e Rio Branco,na década de 70, onde ajudou a fundar o grêmio estudantil, formou-se em Administração de Empresas e posteriormente fez pós-graduação em ensino superior, tornando-se professor de Administração na área de marketing, sendo ainda orientador e membro de bancas de trabalhos de conclusão de cursos. Respeitado comunicador do rádio, da TV e de mídia impressa de Porto Velho, ganhou notoriedade até na política. Em 1988, pelo desconhecido PMB (Partido Municipalista Brasileiro), foi eleito como o vereador mais jovem da Capital. Dois anos depois, em 1990, foi eleito deputado estadual pelo PTB, com a sexta maior votação da Assembleia Legislativa. Naquela casa, entre outros cargos ocupados, foi 3º secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. “Deixei nessas duas casas parlamentares um trabalho modesto, mas honesto. Entrei e sai de cabeça erguida”, explica. Fundador da rádio FM Cultura (da família Prado), Dalton Di Franco foi o primeiro diretor da emissora, sendo responsável por sua consolidação com uma programação diferenciada. “Assumir a função foi meu teste de fogo após a minha formatura em Administração. A outra prova foi dirigir o Departamento de Jornalismo da Rede TV, com cerca de 70 profissionais”, lembra Dalton, considerando-se aprovado após os resultados obtidos. Concluindo sua segunda faculdade, agora a de Direito na Ulbra Porto Velho, Dalton disse que pretendia, após a formatura, tornar-se professor na área Penal e atuar na advogacia. “Estava com tudo pronto quando recebi o chamamento dos companheiros do PDT. Não tive como recusar”, ressalta. “Agora estou colocando minha vida, meu aprendizado e minha experiência a serviço do partido para, se for útil, ajudar a melhorar a cidade de Porto Velho, minha terra, minha vida”, afirmou. Sobre Porto Velho, Dalton Di Franco disse particularmente que tem uma visão muito clara do que a cidade necessita. “A Capital precisa de um prefeito empreendedor que valorize o ensino de educação integral (de acordo com a doutrina do PDT) como um ponto transformador para influenciar na saúde, na segurança e no desenvolvimento. No entanto, nosso Plano de Governo será fechado em conjunto com as forças que estão se aliando a nós”. Para finalizar, Dalton Di Franco disse que não é nenhum paraquedista na política. “O povo conhece meu trabalho ao longo de quase 40 anos. Eu sempre falei. E falei muito. Agora eu viso tornar os discursos em atos, em um futuro muito próximo, aqui em Porto Velho. Se meu partido me der a oportunidade e o povo aceitar nossas propostas, faremos de tudo para tornar a cidade de Porto Velho melhor e mais segura. Eu acredito”, encerrou. Fonte: Oprincipalonline.blogspot.com

Nenhum comentário: