DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

sábado, 15 de janeiro de 2011

VIVENDO E APRENDENDO: LIÇÃO DE AMOR E SOLIDARIEDADE LEMBRA JESUS CRISTO





Uma lição de solidariedade. Na manhã de quarta-feira (12), uma atitude de coragem marcou positivamente a tragédia das chuvas em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Um cinegrafista filmou o resgate de dona Ilair Pereira de Souza, de 53 anos (na foto, ja salva do perigo ela se protege sob o guarda-chuva). Ela estava isolada em uma casa prestes a desmoronar quando dois homens, Gilberto Branco Faraco e Daniel Lopes, conseguiram puxá-la com uma corda. As imagens impressionantes do salvamento correram o mundo e foram exibidas no site do jornal "The New York Times" e na rede de TV CNN, entre outros veículos de comunicação.

Gilberto, um vidraceiro, recusou ser chamado de herói. “Foi coisa de Deus mesmo. O herói foi ‘Ele’. A gente só foi a ferramenta usada por ‘Ele’”. Na tarde de sexta-feira Gilberto reencontrou dona Ilair quando voltou ao apartamento onde morava para pegar alguns objetos pessoais. “Ela me agradeceu muito, mas o que vale mesmo é que pudemos ajudar uma pessoa. Estamos aqui para isso. Foi tudo muito rápido. Tudo conspirou para dar certo. Quando a reencontrei, fiquei feliz porque vi que ela tinha voltado a sorrir”, afirmou.

O episódio dramático em que dona Ilair viveu e sobreviveu aconteceu nesta segunda semana de janeiro do Ano Novo. Mas há um episódio idêntico ocorrido a cerca de 2 mil anos. Uma humanidade inteira havia pecado contra Deus e estava fadada a ser tragada pelas correntezas do pecado. Milhares de pessoas estavam prestes a serem condenadas. Tal como dona Ilair, a humanidade se debatia por misericórdia.

Desespero total. Não havia entre os homens alguém que pudesse fazer alguma coisa para resgatar aquelas vidas. Deus olhou e não viu um justo sequer entre os seres humanos. Tudo parecia perdido. Gilberto e Daniel tiveram também essa sensação. Eles não podiam fazer nada para salvar Ilair. Olharam para os lados, mas havia apenas água em grande quantidade. Água muito forte que arrastava e destruía tudo. Mas eles lembraram de uma corda. E com ela conseguiram salvar a vida daquela mulher, que mesmo naquele momento, ainda levou consigo um cachorrinho de estimação.

Deus não tinha uma corda para salvar a humanidade. Ele tinha Jesus, seu único filho, que se ofereceu para pagar o preço do resgate. Arriscou a própria vida, ele aliás deu sua vida para salvar a humanidade. O cinegrafista de plantão, o evangelista Marcos, registrou esse resgate. Ele descreveu que aconteceu algo tão fenomenal que o “véu do santuário se rasgou”. Ele ainda entrevistou o chefe da guarda do local: “este verdadeiramente era filho de Deus”, afirmou o centurião, testemunhando o fato ali ocorrido.

As vezes nossas vidas estão por um fio ou uma corda. A vida de dona Ilair esteve por uma corda. Ela foi salva. Gilberto disse que apenas foi um instrumento. Deus fez tudo!

Nenhum comentário: