DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Procurador-geral de Justiça e corregedor-geral do MP tomam posse nesta sexta-feira


O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Rondônia dá posse, em sessão solene, nesta sexta-feira (15) às 17 horas, ao Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira no cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2009/2011. Na mesma solenidade, que ocorrerá no auditório Procurador de Justiça Silvio Aparecido Garcia de Oliveira, no edifício-sede do MP em Porto Velho, toma posse como Corregedor-Geral para o biênio 2009/2011, o Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho.

Aos 42 anos de idade, Ivanildo de Oliveira foi eleito para integrar a lista tríplice enviada ao Governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, que o nomeou para ocupar o cargo de Procurador-Geral de Justiça, para o período de 2009/2011. Será o primeiro Promotor de Justiça a assumir a chefia do Ministério Público de Rondônia.
Paulista, nascido em Lins, em 26 de novembro de 1966. Serviu o Exército Nacional, onde foi aprovado no Concurso Público para a Escola de Sargentos das Armas (EsSA), tendo exercido, entre outras, as atividades de paraquedista militar e instrutor do curso de sobrevivência na selva.
É bacharel em Letras pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins-SP (1990), onde foi Vice-Presidente do Diretório Acadêmico. Em Lins, lecionou Língua Portuguesa.Graduou-se em Direito na Faculdade de Direito de Marília-SP, colando grau em 16 de fevereiro de 1995, tendo ilustres professores, dentre eles, o saudoso mestre Paulo Lúcio Nogueira.
Aprovado em concurso de provas e títulos, foi empossado no cargo de Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Rondônia, em 12 de maio de 1995. Como Promotor de Justiça Substituto, atuou nas Comarcas de Alta Floresta, Santa Luzia do Oeste, Espigão do Oeste, Alvorada do Oeste e Pimenta Bueno, exercendo a função de Promotor Eleitoral, Curador do Meio Ambiente, da Saúde e da Probidade Administrativa.
Em 13 de novembro de 1996, foi promovido para a 1ª Entrância, passando a oficiar na Comarca de Presidente Médici. Em 17 de novembro de 1997, foi promovido à 2ª Entrância, atuando na Promotoria de Justiça de Cacoal. Foi promovido à 3ª Entrância no dia 24 de outubro de 2002. Em Porto Velho, exerceu suas atribuições nas Promotorias de Justiça do Júri, Tóxico, Criminal Genérica, Delitos de Trânsito e contra as Crianças, Família e Execução (todas em substituição).
É pós-graduado em Metodologia do Ensino superior pela UNESC/Cacoal-RO e, desde 2007, cursa MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, com término previsto para junho deste ano.
Foi também Secretário-Geral da Instituição no ano de 2005 e antes de ser nomeado para Procurador-Geral de Justiça, exercia a Coordenadoria da Promotoria de Justiça da Cidadania, com ênfase no atendimento ao público, defesa dos idosos e pessoas com deficiência.

CORREGEDOR-GERAL
O Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho foi eleito como Corregedor-Geral para o biênio 2009/2011, durante a 390ª reunião do Colégio de Procuradores de Justiça, no início do mês de abril. Paulista de Araras, Airton Pedro Marin Filho é bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha, em Marília (SP), graduando-se em 1984. Ingressou na carreira do Ministério Público de Rondônia, no ano de 1988, como Promotor de Justiça Substituto de 2ª Entrância e assumiu a titularidade da Promotoria da Comarca de Pimenta Bueno, onde permaneceu até o ano de 1992.
Pelo critério de merecimento, foi promovido à 3ª Entrância e, a partir de 1992, passou a desempenhar suas funções em Porto Velho. A titularidade da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Idosos, dos Deficientes Físicos e Curadoria das Fundações e a Coordenação da Casa da Cidadania - órgão institucional que presta atendimento à comunidade carente, defendendo os interesses individuais indisponíveis do cidadão foram suas últimas funções como Promotor de Justiça. Em 2005 foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de Procurador de Justiça. Foi diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e preside atualmente a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (FESMP).

Fonte: Assessoria de imprensa do MP-RO

Nenhum comentário: