DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

quinta-feira, 24 de março de 2011

DALTON DI FRANCO DEFENDE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE COMBATE AS DROGAS E DE REDUÇÃO DOS CRIMES DE HOMICÍDIOS



O ex-deputado estadual, jornalista Dalton Di Franco, defendeu em seu programa de TV, Plantão de Polícia, a implantação de um projeto de iniciativa do Governo para reduzir os crimes de homicídios no Estado.

- O índice de mortes violentas em Rondônia está alcançando patamares alarmantes – disse o jornalista que, por muitos anos, foi assessor da Secretaria da Segurança, tendo atuado na gestão Valderedo Paiva, Coronel Ferro e Paulo Moraes, quando os índices se enquadravam dentro de uma escala suportável.

Segundo Dalton Di Franco não se combate o crime, com operações policiais do tipo cinematográficas, como as mais recentes, deflagradas no atual governo.

“As viaturas da Polícia não podem transitar na periferia com sirenes ligadas, como se tem visto. É avisar aos bandidos que a Polícia ta chegando. Eles fogem, mas depois voltam. Sem contar que é um desrespeito com o cidadão, que é aquele que vota, paga os impostos, que sustenta o estado”, observou Dalton Di Franco.

Ainda segundo Dalton, o programa de redução aos crimes de homicídios deve considerar, em primeiro lugar, um enfrentamento do comércio de drogas. “Já está provado que o tráfico é o pai de todos os crimes. Um viciado, em momento de necessidade de consumir droga, é capaz de atos tresloucados. A ação destemperada tem resultado nos crimes de latrocínio, roubo seguido de homicídio”.

São portanto, segundo Dalton Di Franco, duas ações conjuntas: combater as drogas e reduzir os crimes de homicídio. “Mas isso deve ser feito com inteligência. O Governo tem bons técnicos, com experiência, mas que estão sendo subaproveitados. “Com essa nova onda de dar oportunidade apenas aos novatos, os antigos estão sendo jogados para o escanteio, o que é um pecado grave e um desperdício de dinheiro e de recursos humanos”.

Dalton Di Franco observou ainda que o caos na segurança está estourando nos braços do governo atual por conta do descaso da administração anterior. “O secretário antecessor tinha medo de falar, de visitar unidades da PM e delegacias de Polícia. Era um inseguro, contrastando com as competências e habilidades que o cargo de Secretário requer”. Os bandidos tiraram vantagem dessa fraqueza.

Dalton finalizou defendendo que os problemas da segurança sejam resolvidos pelos policiais que vivenciam as dificuldades. “Contratar consultorias é perda de tempo. Isso já foi feito antes nada se resolveu. Um consultor de fora do Estado não conhece nossas peculiaridades. Eu já vi esse filme: eles chegam com a receita pronta. Mas nada funciona. São Paulo é São Paulo. Já Rondônia, é bem diferente”, concluiu.

Nenhum comentário: