DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

domingo, 1 de abril de 2012

Dalton Di Franco anuncia criação da guarda municipal de Porto Velho

O pré-candidato a prefeito do PDT, jornalista Dalton Di Franco, anunciou que se for eleito, trabalhará pela implantação da Guarda Municipal de Porto Velho. Ele anunciou que já tem o nome do responsável pela implementação do projeto, o coronel Walnir Ferro, que é do PDT e, foi um dos fundadores da PM, comandante da corporação e secretário da Segurança do Estado de Rondônia.

Segundo Dalton Di Franco, “Porto Velho ganhará com a criação da guarda municipal. Estaremos economizando com o pagamento de segurança privada e ao mesmo tempo reforçando a segurança pública do município. Ele lembrou que a denominação Guarda Municipal é utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública utilizando-se do poder de polícia administrativa delegado pelo município através de leis complementares.

Algumas administrações municipais têm utilizado a denominação Guarda Civil Municipal para designar o órgão em cidades do interior e Guarda Civil Metropolitana para as grandes capitais do Brasil .A denominação Guarda Civil é oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extinta durante a ditadura militar.

As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países – a exemplo dos países baixos, Espanha, Bélgica, Portugal, Itália e França, bem como nos Estados Unidos e no Reino Unido – as administrações municipais possuem forças locais que atuam na segurança de seus cidadãos.

Dalton Di Franco, que já foi vereador e deputado estadual, lembrou que é clara a intenção do constituinte de admitir uma atividade de polícia administrativa pelas guardas municipais, que houve por bem inseri-las no art. 144.§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Assim a atuação das guardas se resume a uma atividade comunitária de segurança urbana, apoiando os órgãos policiais estaduais e federais quando solicitadas, finalizou Dalton Di Franco, que é jornalista com notoria atuação na área da segurança, tendo assessorado importantes secretários de segurança como Valderedo Paiva, Walnir Ferro de Souza, e Paulo Moraes, entres outros, todos com destacada atuação no Estado.

Nenhum comentário: