DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

domingo, 1 de abril de 2012

Dalton anuncia a educação como um dos pilares para a Prefeitura de Porto Velho

O jornalista Dalton Di Franco, pré-candidato a Prefeito de Porto Velho, declarou que num eventual governo do PDT quer ver todas as crianças do município numa escola de qualidade, repetindo o maior sonho do ex-governador do Rio Leonel Brizola. “Está provado que a educação abre o caminho para uma nação ser livre, independente e desenvolvida”. Ele aguarda a convenção do PDT, em junho próximo, para disputar a indicação do partido.

Dalton Di Franco lembrou que Brizola chegou a iniciar o sonho, mas não conseguiu concretizá-lo. Alguns anos depois de iniciado, o ambicioso programa que ergueu 500 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) no Rio, considerados a maior herança do líder trabalhista, foi praticamente abandonado. Pelo menos 80% deles, criados para funcionar em horário integral, operam em turnos.

O pré-candidato do PDT recordou ainda que no Brasil, antes da criação dos CIEPs, nunca se fez uma escola popular de dia completo. Em lugar disso, adotou-se o desdobramento do regime escolar em vários turnos, numa solução falsa para o crescimento populacional. Essa deformação do sistema de ensino, com o tempo, tirou as qualidades já escassas da antiga escola pública e deixou-a despreparada para atender o desafio de adaptar-se à crescente clientela oriunda das zonas rurais ou das comunidades pobres da periferia das metrópoles.

REVOLUÇÃO

Através da educação, segundo Dalton Di Franco, será possível o município revolucionar a saúde pública, melhorar a infraestrutura da cidade e por consequência seu desenvolvimento ordenado, com qualidade e segurança. “Hoje, vendo ações pontuais e desordenadas. É como consertar um telhado cheio de goteiras”, afirmou.

- Com uma sociedade educada e sadia, teremos um município produtivo, assim podemos investir maciçamente em ações que vão tornar melhor o bem-estar de todos, disse. “Com o PDT na Prefeitura de Porto Velho, vamos formar uma grande cruzada, reunindo as melhores cabeças e lideranças políticas, a partir de nosso senador Acir Gurgacz e de nosso deputado federal Marco Rogério, para tornarmos a nossa cidade o melhor lugar para se viver e crescer”, concluiu.

Nenhum comentário: