DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

sábado, 5 de maio de 2007

Mesa redonda debate menor infrator na UNIRON

Promover uma reflexão, entre estudantes de História e do Direito, sobre a infração praticada por adolescentes a partir da ótica de profissionais que atuam na área foi o objetivo da mesa redonda, realizada pelos alunos do 7º período de História da UNIRON, no Núcleo de Práticas Jurídicas, NPJ, no campus I.
A necessidade de vivenciar experiências discutidas nas aulas da disciplina de Estudos Independentes, segundo Ceres Carneiro, coordenadora do projeto, foi um dos motivos, que levou os alunos a organizarem a mesa redonda.

Entre os debatedores do assunto, estiveram presentes a juíza Úrsula Theodoro, do Juizado da Infância e da Juventude, o procurador do município de Porto Velho, José Lopes de Castro, Rosani Seitz Magalhães, da gerência da Criança e do Adolescente, da Faser, além da professora Sônia Ribeiro de Souza, representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CDCA, e Zuleide de Azevedo Souza, diretora da Casa da Moradia.

Temas polêmicos como a redução da maioridade penal e o papel da escola, como instrumento de formação e ressocialização do menor infrator, foram debatidos. Úrsula Theodoro afirmou que a escola é tão responsável pela formação quanto a família, pois deve, no mínimo, interagir com medidas que insiram a comunidade no contexto de formação. No debate, acadêmicos e profissionais interagiram, através de perguntas e opiniões.

Nenhum comentário: