DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

quarta-feira, 28 de março de 2012

DISCURSO PROFERIDO PELO JORNALISTA DALTON DI FRANCO NO 1o FÓRUM DE COMBATE ÀS DROGAS

Evento realizado no dia 26 de março, no auditÓrio da ULBRA:

"A escola é um local onde os alunos passam grande parte do tempo. É lá, que se preparam para a vida ativa e aprendem a ser adultos, cidadãos autónomos com capacidade de realização. A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, juntamente com a família desempenha um papel deciso no processo de formação destes adolescentes. Assim pode contribuir muito no combate as drogas através do trabalho de prevenção.

Os educadores podem contribuir para prevenir o abuso de drogas entre os adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de medidas na própria escola onde trabalha e atuando diretamente com seus alunos, na sala de aula orientando e promovendo discussões internas sobre o assunto.

Porém não cabe somente a escola esta árdua tarefa, ela nunca poderá substituir os pais, acreditar que apenas os professores, a escola e as autoridades tem o poder ou obrigação de proteger nossa família poderá colocar nossos filhos em risco.

Somente assumindo nossa posição de pais responsáveis e comprometidos com a educação de nossos filhos podemos colaborar com a diminuição do acesso as drogas. Participando ativamente da vida deles, interessando em saber quem são seus amigos, onde moram, com quem andam, estabelecendo regras de horário de saída e a que horas chegará, ter uma religião, enfim comprometer-se de fato com a vida deles.

Entendemos que é preciso um grande movimento neste sentido de pais, professores, sociedade civil, poder público. É uma missão de toda sociedade, é de todos nós! Por isso hoje estamos aqui reunidos, cada um no seu campo de atuação OAB, SEDUC, MP, CONEM, SEMED, e outros buscando unir forças para atuar no combate as drogas

Obrigado".

Fonte: Oprincipalonline.blogspot.com

Nenhum comentário: