DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PÂNICO E MEDO: BANDIDOS PERIGOSOS SERÃO TRANSFERIDOS DO RJ PARA PRESÍDIO DE RONDÔNIA

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) confirmou, nesta segunda-feira (23), que os presos suspeitos de invadir o Hotel Intercontinental, no sábado (21), em São Conrado, na Zona Sul da cidade, serão transferidos para um presídio de segurança máxima em Porto Velho (RO).

Anteriormente, o Tribunal de Justiça do Rio informou que os presos - que estão no Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste - seriam levados para um presídio de segurança máxima em Mossoró (RN), mas, segundo o TJ-RJ, não havia vagas, por isso eles serão transferidos para Porto Velho.

O pedido de transferência foi feito nesta segunda-feira pelo governador Sérgio Cabral ao presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter. Segundo o TJ-RJ, o governador conversou por telefone com o presidente do TJ-RJ, que está no Vale do Paraíba. De acordo com a Secretaria estadual de Segurança, os presos serão transferidos na próxima terça-feira (24).

Na manhã de sábado (21), os criminosos invadiram o Hotel Intercontinental e trocaram tiros com policiais militares. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, cerca de 50 homens estavam na ação, além dos nove homens presos, um menor foi detido. Durante ação, os criminosos fizeram 35 pessoas reféns.

A polícia informou nesta segunda-feira (23) que não pretende fazer, por enquanto, operações para prender outros criminosos que participaram da ação: "Não faremos nenhuma operação com base no revanchismo para achar os criminosos que fugiram depois do confronto com os policiais", afirmou o tenente-coronel do 23º BPM (Leblon), Rogério Leitão.
viatura baleada em são conradoPatrulha estacionada no batalhão foi baleada e teve vidros quebrados durante tiroteio (Foto: Thamine Leta/G1)

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação começou quando criminosos teriam deixado um baile funk no Vidigal, e se depararam com equipes da Polícia Militar na Avenida Aquarela do Brasil. Alguns criminosos conseguiram fugir e outros entraram no Hotel Intercontinental. Cinco das 35 pessoas feitas reféns eram hóspedes estrangeiros. Os homens se renderam após cerca de três horas de negociação com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Segundo o coronel, a Polícia Militar não tem informações sobre a presença do traficante Nem, que seria o chefe do trafico na Rocinha, no comboio de criminosos que saiu de um baile funk no Vidigal, e encontrou agentes da PM na Avenida Aquarela do Brasil, onde se iniciou o confronto.

"Não temos informações sobre a presença do Nem no evento, mas se qualquer novidade sobre o assunto surgir vamos investigar", disse.

De acordo com Leitão, a PM descarta a possibilidade de que policiais do Grupo de Armamento Tático (GAT) teriam trocado tiros com criminosos no Vidigal, quando o comboio de suspeitos deixava o baile funk. A versão foi dada na edição desta segunda-feira do jornal O Globo. "Nossos policiais escaparam de ser chacinados, foram heróis. O policiamento está reforçado na região para dar tranquilidade aos moradores", contou.
saiba mais

Segundo o coronel, a PM vai estudar a possibilidade de premiar os primeiros agentes que enfrentaram os criminosos na manhã do último sábado.

Fonte: G1

Nenhum comentário: