DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CANDIDATO MARCO REZENDE DIZ QUE RONDÔNIA PRECISA DE UM CHOQUE DE ORDEM

Rondônia precisa de um ‘Choque de Ordem. A frase acima é do Dr. Marco Rezende, especialista em Direito Penal e Processual Penal e candidato a Deputado Estadual, com o nº 12312. Ele vem se destacando na mídia rondoniense, abordando questões polêmicas, dentre elas, a chacina ocorrida no presídio Urso Branco, em 2002, que resultou na morte de 27 detentos.

Esse choque, segundo Marco Rezende, precisa começar por Porto Velho e se irradiar pelo Estado: “Estão vendendo Rondônia para todo o Brasil como se fosse o novo Eldorado. O problema é que muitos que aqui chegam não querem saber dos problemas do povo rondoniense. Querem apenas usufruir das oportunidades, e recaem sobre nós as preocupações com os problemas inerentes a superpopulação: saúde, segurança pública, habitação, trânsito, educação, dentre outros problemas”.

QUAL SERIA O CAMINHO PARA ESSE “CHOQUE DE ORDEM” ?

MARCO REZENDE - O primeiro passo é reforçar o Poder Legislativo Estadual com a presença de gente comprometida com os problemas de cada município de Rondônia. Um exemplo é o que está acontecendo em alguns municípios, onde foram lançados recentemente os movimentos “Cacoal Vota em Cacoal” e “Ji-paraná vota em Ji-paraná”, conclamando seus eleitores para votarem somente nos candidatos dessas. O mesmo ocorrerá nos demais municípios vizinhos.

Porto Velho também precisa despertar para essa necessidade. Há uma cultura por aqui de se votar nos candidatos do interior, mas Porto Velho, sozinha, tem grande potencial eleitoral. Aqui são cerca de 280 mil eleitores. Os parlamentares do interior, quando eleitos, priorizam para seus respectivos municípios a destinação de emendas e recursos. Assim, Porto Velho, com seus distritos e comunidades do Baixo-Madeira, continuam sendo esquecidos em meio aos seus problemas. Essa mesma realidade abrange Candeias, Itapuã do Oeste, Jacy-Paraná, Nova Mamoré, Guajará-mirim…

O QUE O SENHOR MUDARIA COMO DEPUTADO ESTADUAL?

MARCO REZENDE – Buscarei realizar as funções de um Deputado Estadual com o mesmo zelo que empreguei em minha vida profissional, ao longo desses mais de 20 anos como funcionário público. Fiscalizarei o governo e criarei leis que possam melhorar a vida do sofrido povo rondoniense. Podemos dividir as áreas de atuação assim:

NA SAÚDE

“Saúde não é questão apenas de ser municipal ou ser estadual. É questão de ser humano. Admitir pessoas jogadas no chão dos hospitais é de uma desumanidade sem fim. Admitir que é normal esperar três meses em uma fila para uma consulta ou exame é uma afronta à dignidade da pessoa humana. Precisamos construir mais dois pronto-socorros e um hospital de nível secundário para que Porto Velho assuma, definitivamente, sua posição na saúde, deixando o Hospital de Base apenas com o nível terciário de atendimento, pois este pertence mesmo ao Estado”.

“Hoje, Rondônia tem apenas 8 leitos de UTI pediátrica para atender ao Estado todo, e o número de leitos de UTI para adultos não é suficiente. Além disso, precisamos transformar em realidade as 3 UPAs 24 horas, equipando as unidades que já existem e criando novos espaços, aproveitando os postos de saúde, e as estabelecendo nas zonas de maior concentração populacional da capital”.

EDUCAÇÃO

“Para a Educação, sou adepto da teoria adotada por Darcy Ribeiro: “escola em tempo integral”. Isso vai ajudar a nos tirar do déficit educacional que apresentamos nas avaliações nacionais do ensino estadual, e vai tirar as crianças e jovens das ruas, fazendo com que melhoremos, conjuntamente, nossa segurança pública. Precisamos, ainda, construir uma escola profissionalizante, para inserirmos nossos jovens no mercado de trabalho trazido pelas usinas e pela abertura para o pacífico. Por fim, vou lutar pela criação de uma Escola Modelar de Educação Inclusiva, para darmos iguais condições aos nossos deficientes físicos, para ingressarem no mercado de trabalho”.

SEGURANÇA PÚBLICA

“Com relação à Segurança Pública, assunto que tenho mais proximidade, creio que o melhor caminho é a criação de um Gabinete de Gestão Integrada e da aproximação polícia e cidadão, através da Policia Comunitária. Temos exemplos nacionais de locais que zeraram os índices de violência, quando fizeram essa dobradinha. A título de exemplo, o Amazonas e o Rio de Janeiro, com suas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).”

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

“Para que todas essas idéias – que proponho colocar em pratica – dêem certo, é preciso que haja uma valorização do funcionalismo público estadual. Eu, que sou funcionário público há mais de 20 anos, sei que sem essa valorização as coisas ficam complicadas. Precisamos rever os planos de cargos e salários dos servidores dessas três áreas fundamentais acima citadas e abrirmos novos concursos. Funcionário público precisa de respeito e não de cassetetes e de gás-pimenta.”

POLICIAIS E AGENTES PENITENCIÁRIOS

“Tenho acompanhado a tramitação da PEC 300 e da PEC 308. Vou fazer o possível para ajudar no andamento e dar celeridade na implantação das mesmas em nosso Estado. Precisamos igualar o salário de nossos policiais aos dos policiais de Brasília e é de extrema urgência que seja criada a Polícia Penal, para evitarmos novas chacinas nos presídios e darmos melhores condições de trabalho e melhores salários aos bravos agentes penitenciários de Rondônia.”.

Nenhum comentário: