DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Vencedores da fase estadual do Desafio Sebrae 2006 recebem certificados da UNINTES-UNIRON

Cinco acadêmicos do 6º período de Publicidade e Propaganda da UNIRON, que venceram a fase estadual do Desafio Sebrae 2006, receberam na terça-feira 27, do coordenador de cursos de Comunicação Social da UNIRON, professor Geovani Berno, os certificados que oficializam o curso gratuito de pós-graduação, da UNINTES, concedido como prêmio da UNIRON a cada um dos vencedores.
O anúncio do prêmio foi proferido em novembro do ano passado pelo diretor-executivo da UNIRON, Fernando Prado. Além do curso de pós-graduação, na área que escolherem, os integrantes da equipe Máfia ganharam experiência e cursos de capacitação do Sebrae em Rondônia.
O Desafio Sebrae é o maior jogo empresarial do planeta que ajuda a desenvolver habilidades empreendedoras e possibilita ao participante o convívio com situações reais do dia a dia de qualquer administrador. Como prêmios, o concurso oferece à equipe campeã, em nível nacional, computadores e uma viagem para conhecer centros empreendedores no exterior.
Neste ano, os competidores deverão gerenciar uma empresa de cosméticos. Podem participar em um mesmo grupo alunos de diferentes cursos de graduação e instituições, desde que estas sejam de um mesmo estado, e reconhecidas ou cadastradas no MEC. As inscrições para a sétima edição do Desafio Sebrae podem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br e ainda no site da UNIRON www.uniron.edu.br até o dia 27 de abril.

DESEMPREGO
O desemprego entre jovens (15 a 24 anos) dobrou em dez anos no Brasil. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, do IBGE. Diante deste contexto, a via do empreendedorismo revela-se como possível saída para a crise.
O Desafio Sebrae, jogo de negócios desenvolvido pela entidade em parceria com a Coppe/UFRJ, fala a linguagem do jovem ao mesmo tempo em que o estimula a desenvolver competências empreendedoras – gestão do tempo, trabalho em equipe, planejamento, tomadas de decisão, pensamento estratégico, entre outros.
Segundo o estudo do IBGE, realizado em 2005, de cada 100 jovens que entraram no mercado de trabalho, 55 foram dispensados. Em comparação a 1995, a quantidade de mão-de-obra desocupada, entre 15 a 24 anos, cresceu 107%.
Pesquisas do Sebrae indicam que cerca de 15% dos desafiantes saem do jogo e abrem seu próprio negócio. Renan Maldonado, bicampeão estadual do jogo (2004 e 2005), é um exemplo. Decidiu deixar o emprego que tinha em um banco de investimentos para se lançar no mercado.
“Na edição de 2006 do jogo, concluída este ano, cerca de mil jovens foram aproveitados pela Companhia Vale do Rio Doce. Dentro do processo seletivo de estágio, a mineradora permitiu que os melhores ranqueados no Desafio Sebrae seguissem direto para a entrevista – quinta de sete etapas da seleção.
Mesmo os que não entraram na CVRD aproveitaram a experiência e conseguiram alcançar boas posições no mercado de trabalho. Foi o caso de Anderson Lima, finalista estadual do jogo em 2006, que atualmente trabalha na Ambev. “O Desafio Sebrae me ajudou a entrar na empresa, porque aprendi muito com esta experiência”, revela.

Nenhum comentário: