DALTON DI FRANCO

DALTON DI FRANCO
Jornalista, escritor, radialista, administrador de empresas, pós-graduado, professor universitário e Advogado. Ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho (RO)

segunda-feira, 2 de abril de 2007

ANA promove curso de Capacitação para policiais ambientais

Nos dias 2 e 3 de abril, em Candeias do Jamari, acontece o curso de Capacitação para policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental, promovido pela Agência Nacional de Águas – ANA, sediada em Brasília.
De acordo com o major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, o principal objetivo é aprimorar conhecimentos dos policiais que atuam como fiscalizadores, desenvolvendo atividades nas diversas áreas de poluição, degradação e impactos ao meio ambiente. O evento vai fornecer ainda base teórica para realização do trabalho de educação ambiental.
O curso será realizado nas dependências do órgão ambiental, das 8 às 18 horas, com a participação de 55 policiais ambientais de todo Estado, além de alguns participantes civis, que atuam na área ambiental.
Com instrutores especialistas da Agência Nacional das Águas - ANA, o curso pretende mostrar aos alunos como aperfeiçoarem a regulação de recursos hídricos no Brasil: aspectos legais e institucionais (instrumentos SNGRH, competências da ANA, competências dos estados); Panorama da regulação do uso de recursos hídricos no Estado; Termo de Cooperação Técnica entre ANA e PMs (objetivos); Instruções para uma denúncia qualificada (informações mínimas: noções de hidrologia, modalidade do uso, finalidade, localização, tipos de bombas, medidores).
Na terça-feiira, os participantes terão conhecimentos técnicos sobre noções de uso do GPS de navegação (o que já é realizado pelo órgão durante as fiscalizações aquáticas), GoogleEarth; Software Hidro e página da ANA na Internet; Prática de campo: Noções de navegação com GPS e avaliação do curso. Os instrutores são especialistas da GEFIS/GEOUT da ANA.

Fonte: Lenilson Guedes, jornalista (69) 99847765 - (69) 99873316

Nenhum comentário: